Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Piloto acusa Profissão Repórter de manipular entrevista sobre acidente aéreo

Lito Souza acusa Globo de manipular entrevista sobre acidente aéreo. O piloto admitiu que teve sua fala alterada pelo Profissão Repórter

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 15/08/2024, às 15h53 - Atualizado às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O piloto de avião acusou a emissora de manipular a entrevista - Reprodução/Globo
O piloto de avião acusou a emissora de manipular a entrevista - Reprodução/Globo

Lito Souza usou duas redes sociais para comentar sobre uma falcatrua cometida pelo Profissão Repórter. O piloto e especialista em segurança em aviação aérea acusou a edição do programa da Globo de manipular o conteúdo de sua entrevista sobre o acidente em Vinhedo, no interior de São Paulo. Ele não ficou contente com a construção da reportagem, alegando que suas falas foram utilizadas em contextos diferentes das perguntas que lhes foram feitas.

Em seu Twitter/X, Lito Souza comentou sobre a suposta manipulação da reportagem: "Dei uma entrevista muito legal para o Caco Barcellos no Profissão Repórter. Fiz vários disclaimers de que NÃO especulo sobre causa de acidente aéreo, isso compete ao CENIPA. Fiz um disclaimer de que eu poderia falar de maneira técnica sobre os efeitos de acúmulo de gelo em uma aeronave, MAS que seria uma instrução apenas, sem NENHUMA relação com o acidente de Vinhedo. Daí o programa foi ao ar e o editor cortou de uma maneira que dava a impressão que era uma hipótese para o acidente. No Stories do Instagram, coloquei a gravação de tela do briefing para a equipe do programa, e os termos foram aceitos, qual sejam, não haveria especulação de minha parte sobre causa do acidente".

"Foram quase 3 horas de entrevista, e o que foi ao ar foi o trecho de 'se as pessoas sobreviveriam ao impacto', que falei sobre mas pedi 'off', a parte dos efeitos do gelo em um avião foram cortados de uma maneira que ficou incompreensível e até a explicação para o barulho que o avião fez, que foi a parte menos cortada, foi tirada uma parte essencial. A partir de hoje, só dou entrevista com minha equipe gravando junto para termos os brutos do que foi falado. Respeito e admiro o repórter Caco e sei que não é ele quem edita matéria, mas foi bem errada a maneira que a matéria foi ao ar", acrescentou.

O especialista em aviação e segurança aérea ainda esclareceu que comentou sobre a manipulação com os diretores do Profissão Repórter: "Fiz reclamação formal com a direção, e pedi os brutos da gravação (que muito provavelmente não serão cedidos), e eu que 'se lasque' tendo que desmentir cortes de outros veículos informando da 'hipótese' de Lito Sousa para o acidente. Lamentável".

Na última terça-feira (13), o Profissão Repórter divulgou o trecho da notícia no site do G1. "Retirada do gelo das asas. Ao Profissão Repórter, o especialista em aviação, com experiência na área de mecânica de aeronaves também comentou uma das hipóteses para o acidente em Vinhedo, de que os mecanismos e manobras para a retirada do gelo das asas não tenham dado certo", esclareceu a matéria.

Logo em seguida, colocaram seguintes aspas de Lito Souza sobre o acidente aéreo: "Quando o gelo começa a se formar, na parte da frente da asa, duas coisas acontecem: primeiro, aquele peso que o avião tinha, a gravidade aumenta, porque ele tem mais massa agora em cima dele. Segundo ponto, essa camada de gelo faz com que o ar comece a turbilhonar. Então, na prática, é como se você estivesse dirigindo um carro que pesa 500 kg e você botasse +200 kg em cima. Sem pisar no acelerador, a velocidade vai reduzir".