Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

SBT coloca jornalistas de sobreaviso enquanto direção define cobertura da morte de Silvio Santos

Morte de Silvio Santos pegou equipe de jornalismo do SBT de surpresa. Profissionais aguardam ordens enquanto direção define rumos da cobertura

Gabriel Perline
por Gabriel Perline

Publicado em 17/08/2024, às 12h04 - Atualizado às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Silvio Santos morreu na manhã deste sábado, em decorrência de uma broncopneumonia - Divulgação
Silvio Santos morreu na manhã deste sábado, em decorrência de uma broncopneumonia - Divulgação

O departamento de Jornalismo do SBT está inteiramente de sobreaviso na manhã deste sábado (17), enquanto a alta cúpula da emissora define os rumos da cobertura que será feita sobre a morte de Silvio Santos --que partiu às 4h50 de hoje, em decorrência de uma broncopneumonia, após infecção por Influenza (H1N1). Por enquanto, apenas os plantonistas que já estavam previamente escalados para trabalhar neste fim de semana estão na sede em São Paulo.

Amigos da coluna que trabalham no Jornalismo do SBT nos relataram que ainda não há definições claras sobre os rumos que serão tomados nesta cobertura. Muitos repórteres que não estavam escalados para trabalhar neste fim de semana se ofereceram para colaborar neste plantão, e alguns deles compareceram voluntariamente na Redação.

O clima de dor pela perda do comunicador foi tão intenso que o SBT só foi interromper sua programação por volta das 11h30, quase sete horas após a confirmação da morte do dono da emissora. A âncora Simone Queiroz entrou ao vivo, com a voz embargada, para dar as primeiras informações, e logo de cara justificou o "atraso" da equipe para iniciar a cobertua e sequência de homenagens ao patrão por conta da tristeza coletiva.

"Bom dia. Nós interrompemos a nossa programação só agora porque também estamos administrando a nossa dor. A dor da imensa família brasileira. Agora, falando olho no olho do público do SBT para dar uma notícia que nunca desejamos dar: a morte de Silvio Santos aos 93 anos. Silvio estava internado no Hospital Albert Einstein desde o início do mês. No mês passado ele já tinha estado internado em função do vírus H1N1, o vírus da gripe, havia se recuperado, voltado pra casa. Retornou no início do mês ao hospital, e nós tínhamos sim, o Brasil inteiro, a esperança de que ele se recuperasse, mas chegou sua hora", disse ela logo na abertura.

Por volta do meio-dia, os apresentadores César Filho [titular do SBT Brasil] e Márcia Dantas [âncora do Tá Na Hora], entraram no estúdio com Simone Queiroz para reforçar a condução da apresentação. Mas as equipes de reportagem ainda estão aguardando as orientações da chefia sobre o que fazer na rua. Ainda não se sabe, por exemplo, se profissionais serão enviados à porta do Hospital Albert Einstein. Tudo porque a ordem, até agora, é evitar ao máximo o sensacionalismo.

Daniel Adjuto, diretamente de Brasília, foi à Granja do Torto, onde está a residência oficial de Lula, para realizar uma entrevista exclusiva. Ele vai entrar ao vivo para falar somente com o apresentador do SBT, que está a postos, aguardando a chegada do presidente do Brasil.

Outros repórteres estão aguardando as definições da alta cúpula. A direção não quer se precipitar em suas decisões, porque, segundo funcionários antigos da emissora relatam, havia uma ordem prévia do próprio Silvio Santos, que ainda vivo havia ordenado que a cobertura de sua morte não deveria ser feita em tom apelativo. Para se ter uma noção, o dono da emissora tinha vetado até mesmo que um obituário ficasse pronto por precaução para "evitar atrair mau olhado".

Tudo o que está sendo produzido no Jornalismo do SBT, neste momento, está partindo do zero. Tanto que as primeiras imagens exibidas pela emissora no momento em que a âncora Simone Queiroz entrou ao vivo era um compilado de momentos alegres de Silvio no comando de seu programa aos domingos. Foram selecionadas poucas cenas, em torno de dez momentos diferentes, repetidos em looping durante a narração da jornalista.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por SBT (@sbt)