Enxadrista russa é investigada após ser flagrada espalhando substância identificada como mercúrio no tabuleiro usado por rival; veja o vídeo
Publicado em 08/08/2024, às 17h35
A jogadora de xadrez russa Amina Abakarova, de 43 anos, está sendo investigada por ter supostamente envenenado a rival Umayganat Osmanova com mercúrio. Câmeras de segurança flagraram a enxadrista espalhando uma substância no tabuleiro que seria utilizado pela moça em um campeonato, na última sexta-feira (2), em Makhachkala, no sul da Rússia.
Osmanova começou a passar mal pouco depois do início da partida e teve tontura severa e náuseas. Em entrevista ao jornal russo 'Izvestia', ela disse que desconfiou de que poderia ter sido envenenada com mercúrio após ver algumas "pequenas bolinhas debaixo do tabuleiro".
"Eu me sentia mal. Comecei a respirar profundamente e não conseguia respirar o suficiente. Eu não conseguia entender o que estava acontecendo”, disse ela. As autoridades russas confirmaram a presença de mercúrio no local.
Segundo o jornal inglês 'Daily Mail', outros participantes da competição afirmaram que Abakarova disse que teria decidido agir contra Osmanova como vingança por insultos proferidos pela competidora contra ela e sua família.
"Como muitos, estou perplexo com o que aconteceu e os motivos de uma competidora experiente como Amina Abakarova são incompreensíveis. As ações dela poderiam ter levado a um desfecho trágico, ameaçando a vida de todos os presentes, inclusive a dela mesma", declarou disse Sazhida Sazhidova, ministro do Esporte da Rússia, ao jornal inglês 'The Telegraph'.
O diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, Alexander Tkachyov, informou que aguarda a investigação das autoridades estatais e que considera um possível banimento vitalício para Abakarova. Veja o vídeo abaixo:
Simplesmente a campeã de xadrez russa envenenando o tabuleiro com mercúrio o tabuleiro da rival.https://t.co/Vnc5NcFhzspic.twitter.com/5FWCZIaLth
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) August 8, 2024
Em um vídeo publicado no Tik Tok, é possível ver o atleta se alimentando e aparentando confusão. Em cima, ele registrou: "ponto de vista: você faz mais sucesso pelo seu dote do que por suas performances".
Pouco depois da prova, Ammirati avaliou o seu desempenho em depoimento à Federação da França. "É uma grande decepção. Estou um pouco arrasado porque não errei nada na terceira tentativa de 5,70m. O que senti falta foi um pouco de salto no treinamento para ajustar as configurações da prova. É a primeira vez que começo uma competição sem estresse", disse ele.