Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / REI DA TV

Silvio Santos já pediu para público assistir novela da Globo; relembre

Dono de uma trajetória inspiradora, Silvio Santos foi visionário ao longo da carreira e sempre foi ciente do sucesso da Globo, emissora rival

Contigo! Publicado em 25/08/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O apresentador Silvio Santos - Foto: Reprodução/Contigo!
O apresentador Silvio Santos - Foto: Reprodução/Contigo!

De camelô a dono de canal, Silvio Santos reinventou a forma de dialogar com o telespectador e se transformou no maior comunicador do Brasil. Rei dos domingos, ele sabia usar o bom humor e a irreverência para cativar o público com programas que fizeram história na televisão nacional. Recorde a seguir a trajetória do comunicador, que já pediu para os telespectadores para assistirem à Globo.

O universo da comunicação fascinava o apresentador, que fazia questão de se manter antenado às tecnologias e visitou feira de equipamentos eletrônicos, em 1975. Antes de comprar seu canal, o SBT, Silvio Santos trabalhou na TV Tupi, TV Record e até na Globo! Aqui, ele pilota o Boa Noite Cinderela, de 1973, na emissora carioca.

"Quer ter paz, sucesso e ser feliz? Não fale da sua vida para ninguém. O que ninguém sabe, ninguém estraga. Pare de se importar com opiniões alheias. Se eu ouvisse tudo o que me diziam, não teria conseguido deixar de ser camelô para me tornar banqueiro", dizia.

Leia também: Silvio Santos foi 'expert' em relacionamentos e colecionou amigos; veja quem

Silvio ficou no ar por mais de 60 anos e foi responsável por idealizar dezenas de programas como o Corrida da Bola Branca, de 1965. Antes da carreira artística e de comandar atrações como o Show de Calouros, ele vendeu capinhas para título de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro. "Sou um homem vaidoso pela minha condição de animador, mas não quero ser um homem poderoso, não preciso ser poderoso. Sou poderoso na minha consciência."

Ele gostava de levar novidades para o público, formado em sua maioria por mulheres, e chegou a comandar o concurso Miss Rio de Janeiro. Em 1969, ele apresenta o Cidade Contra Cidade, na TV Tupi. Já naquela época, o seu microfone acoplado ao terno era uma marca registrada.

"Para alcançar seus objetivos como empresário, basta que administre bem o negócio, tenha bom senso e deixe a vaidade de lado. Assim resultados virão. Só saberá subir na vida quem tiver a humildade de descer quantas vezes forem necessário."

Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!

Silvio era exímio empresário. Após ele adquirir o Baú da Felicidade, passou a fazer sorteios dos
carnês na TV, como o Festival da Casa Própria. Em 1970, no palco do Enshowclopedia, ele provou sua
habilidade com o público infantil. Os pequenos, aliás, sempre tiveram voz em canal, o SBT. "Não esqueço minhas origens de camelô e quase tudo o que sei sobre público, aprendi com um domador de circo. O público é como um leão, se você tiver medo, ele te devora". Sem filtros, ele ousava.

No Programa Silvio Santos, que em 1993 entrou no Guinness Book como a atração mais duradoura do mundo, ele subiu em um cavalo! Craque na TV, Silvio também eternizou sua voz em canções que ecoam até hoje no imaginário popular como a marchinha Coração Corinthiano.

"Eu luto pela sobrevivência do meu grupo, e não para minha vaidade, para minha grandiosidade, para o meu poder". Para conseguir montar o canal, ele comprou os equipamentos em um leilão da massa falida da TV Continental e, em 1976, inaugurou o canal.

Após passar por diferentes emissoras, em 1975, Silvio ganhou a concessão do governo para criar sua emissora, a TVS, que mais tarde se tornaria o SBT. "Quando conquistar uma coisa fácil, desconfie. Pois ela não é tão fácil como parece. Quero o topo, faço qualquer coisa para chegar lá. Até dançar rumba vestido de havaiana."

Em 1986, no Programa Silvio Santos, ele fala com Luis Ricardo Monteiro, um dos intérpretes do eterno palhaço Bozo, que fazia a diversão das crianças. Ronald Golias e Carlos Alberto de Nóbrega foram grande amigos e apoiadores de Silvio em sua trajetória. Golias, aliás, lhe deu o apelido de Peru Que Fala.

Durante o Show de Calouros, já no SBT, o ídolo recebe a atriz Gabriela Rivero, que deu vida à professora Helena, na primeira versão de Carrossel. "Só não consegue o objetivo quem pretende dar o passo maior que a perna, quem acredita que as coisas são fáceis. Todas as coisas são difíceis, todas as coisas têm que ser lutadas."

Em 1970, Silvio passou a pilotar o consagrado Troféu Imprensa, premiação criada pelo jornalista Plácido Manaia Nunes. O evento reúne talentos detodososcanais. Na TV Tupi, em 1969, ele pilota o Primeiro Festival de Música de Carnaval. Nesse mesmo ano, foi lançada a história em quadrinhos Silvio Santos– Vida Luta e Glória.

Apresentador é só sorrisos ao assinar contrato de concessão de sua emissora. A estreia da TVS Rio de Janeiro foi em 1976, com grade que incluiu filmes e séries. "A Globo é um muro. Ultrapassar esse muro a gente só consegue de vez em quando. Lutar contra a Globo, na minha opinião, é impossível."

Com o grande amigo Manoel de Nóbrega, no Praça da Alegria. Atendendo a um pedido de Manoel, Silvio assumiu o Baú da Felicidade e fez o negócio prosperar. O primeiro programa de Silvio, o Vamos Brincar de Forca, estreou na TV em 1960 e era transmitido pela TV Paulista. Foi um sucesso imediato!

Em 1975, ele visita a sede do Grupo Silvio Santos, em SP: uma potência que inclui o SBT, a Tele Sena, a Jequiti, a TV Alphaville e o Sofitel Guarujá. "Quando lembro da minha mulher que morreu e dizia que era solteiro, quando lembro que escondia as filhas para poder ser o galã... é uma das coisas imperdoáveis que fiz."

Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!
Foto: Reprodução/Contigo!

O Programa Silvio Santos, sua marca registrada, foi lançado em 1963 e teve a façanha de ser exibido em três canais: na TV Tupi, TV Record, além da TVS. Ao lado de Iris Abravanel, Silvio
comemora a inauguração do CTD Anhanguera, em Osasco, na Grande SP. Ali, acontece toda a magia das atrações do SBT.

"Eu não tenho Facebook, não sei o que é Facebook, não sei o que é Instagram, não sei o que é Twitter. Eu só vou no computador para jogar. Eu só jogo", disse.  Em 1998, na telinha do SBT, o apresentador deu início ao Teleton, uma maratona do bem que reúne artistas de todas as áreas e canais em prol da AACD.

No clássico Topa Tudo por Dinheiro, o ídolo interagia com o auditório de forma inusitada. As convidadas tinham os nomes estampados em plaquinhas. Outra atração que fez história foi o Qual É a Música?, exibido pelo SBT. Na competição musical, Silvio contava com apoio do lendáro cantor Pablo.

"Não tenha vergonha de usar a mesma roupa, não ter um bom telefone ou ter um carro velho. Vergonha é viver de aparências tentando mostrar aos outros o que não é". No Pião da Casa Própria, mais sonhos realizados. Silvio sorteava casas para quem estava em dia com as parcelas do famoso carnê do Baú.

Sucesso entre os anos 1980 e 1990, o Porta da Esperança foi um dos primeiros programas assistencialistas da TV brasileira. "Se todos nós, representantes da comunicação, pudermos conduzir o povo para o bem, se nos juntarmos nesse propósito, conseguiremos fazer muito mais."

As noites de domingo ganhavam uma pitada de romance com o Em Nome do Amor, no qual Silvio promovia reencontros e fazia novos casais. Em 2018, ele comanda o Roda a Roda, atração que permanece no ar até hoje. O game show exige uma boa dose de sorte e raciocínio.

"Se amanhã eu não tiver mais nada, ainda assim eu vou ter a minha voz. Isso é suficiente."

Primeiro a trazer o formato de reality show ao País, em 2001, Silvio lançou no SBT a Casa dos Artistas, com recordes de ibope. Barbara Paz foi a vencedora. Ciente da força da Globo, o ídolo chegou a pedir
ao público para assistir à novela global e, quando acabasse, fosse ao SBT para ver a programação que ele criou.

Dançar, cantar... tudo que estava ao seu alcance Silvio fazia para ter a atenção do público. "A gente administra aquilo enquanto Deus está permitindo em nossa vida, porque depois que a gente for embora, tudo fica para outro administrar."

Roque foi o 1º funcionário contratado do SBT e acabou se tornando um parceiro fiel de Silvio no palco. "Não perdi só o patrão, mas um amigo", disse ele. Animador e assistente de palco de Silvio, Roque se tornou figura certa nos programas do astro. Assim como o patrão, ele começou carreira no rádio.

Em 2001, Silvio surge no carro abre-alas da escola de samba Tradição, do Rio, que fez enredo em homenagem ao comunicador. Ele participou de todo o processo. "Sou muito otimista. Não tenho medo das coisas. O importante é competir. Se vencer, não importa. A única razão de eu ser empresário são as emoções que isso me dá."

LEGADO DE SILVIO SANTOS

Rei da TV, do auditório e do entretenimento, Silvio deixa um legado inspirador. Os famosos
bordões, como "quem quer dinheiro?", se tornaram marcas do apresentador, que não tinha medo de pagar mico! Ele mergulhava nas brincadeiras.

Na Porta da Esperança, mais um sonho realizado! O apresentador gostava de ver o sorriso de seu público e suas atrações distribuíam dinheiro e presentes. Durante mais um Topa Tudo por Dinheiro, Silvio acabou caindo em um tanque de água. Ele queria mostrar como era o desafio, mas ficou todo molhado.

"O sorriso é a melhor arma para inspirar confiança. O homem que sorri é um homem confiante, de quem toda gente gosta."

Suas apostas eram certeiras e cativavam o público. Exemplo disso é a Menina Fantasma e Chucky,
personagens do quadro Câmeras Escondidas. Após a pandemia, Silvio começou a se afastar dos
estúdios. Em 2022, ele foi pela última vez ao SBT gravar o Programa Silvio Santos.

"Depois de certa faixa, depois de garantir o conforto necessário, dinheiro é apenas troféu. Ter dinheiro é ter troféus que atestam que você foi bem-sucedido". Conhecido como o patrão, Silvio tratava todos os funcionários com o mesmo carinho e respeito.

Em seu canal, ele fazia questão de opinar em tudo. Antes de entrar no estúdio, Silvio gostava de preparar bifes em seu camarim. Café com leite e doces também integravam o lanche antes do show. "O bem sempre vence o mal. O mal vence por alguns minutos. Mas o bem sempre vence o mal. Não teria razão para viver se fosse diferente."

CONFIRA EDIÇÃO DA CONTIGO! EM HOMENAGEM A SILVIO SANTOS: