Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / Eita!

Polêmica da planilha dos influenciadores: o que define o ‘preço’ dos criadores de conteúdo?

Críticas sobre preços cobrados pelos influenciadores se repetiram na planilha; especialista explica critérios utilizados para definir valores

Isabela Bisordi
por Isabela Bisordi

Publicado em 03/02/2025, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Críticas sobre preços cobrados pelos influenciadores se repetiram na planilha; especialista explica critérios utilizados para definir valores - Reprodução/Instagram
Críticas sobre preços cobrados pelos influenciadores se repetiram na planilha; especialista explica critérios utilizados para definir valores - Reprodução/Instagram

Na última semana, a polêmica “planilha dos influenciadores” tornou-se um dos assuntos mais comentados da internet. No documento, que viralizou nas redes sociais, grandes artistas e influenciadores foram “avaliados” por agências e funcionários que já trabalharam com eles. Dentre as principais críticas direcionadas aos famosos, comentários dizendo que eles “não valem o preço que cobram” foram os que mais apareceram nos feedbacks.

Como este custo-benefício é calculado?

A resposta sobre o “valor” de cada trabalho pode estar nos mínimos detalhes. Fábio Gonçalves, diretor de talentos da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, explica que definir o “preço” de cada influenciador vai muito além do número de seguidores.

“Fatores como taxa de engajamento, relevância no nicho, qualidade do conteúdo e credibilidade com a audiência são fundamentais. Criadores que entregam alta conexão com seus seguidores e resultados concretos, como vendas ou conversões, têm mais justificativa para cobrar valores mais altos. Além disso, exclusividade, direitos de uso de imagem, complexidade do projeto e o mercado onde atuam também influenciam diretamente no valor. É importante lembrar que o custo de um creator reflete o impacto que ele pode gerar para a marca", ressaltou.

Falta de comunicação?

Segundo o profissional, esse “custo-benefício” ruim citado na planilha pode ser fruto de uma falta de comunicação entre contratado, contratante e intermediários da negociação. “Essa crítica, muitas vezes, reflete um desalinhamento de expectativas entre o influenciador e a marca ou agência. Em alguns casos, o intermediador também pode prejudicar a negociação se não estiver bem alinhado com os objetivos da empresa”, explicou. 

“Já no caso do criador, se ele não entrega um retorno proporcional ao valor investido, pode ser porque a parceria não foi estrategicamente planejada para aproveitar seu potencial. E não necessariamente tem a ver com seu público, isso porque existem criadores ideais para estratégias de branding e outros para conversão; a marca precisa estar atenta também a estes detalhes. Por isso, ambas as partes precisam trabalhar com clareza e transparência, analisando métricas, cases e o potencial real da parceria, para garantir que o investimento seja recompensado”, reforçou Fábio.

INFLUENCIADORES QUEBRAM O SILÊNCIO APÓS CRÍTICAS NA “PLANILHA SECRETA”

Após a polêmica, influenciadores que foram criticados na planilha resolveram quebrar o silêncio sobre o assunto. Malu Borges foi uma das primeiras a falar em seu TikTok. “Para mim, todo feedback é válido e é muito importante conseguir ter, mesmo que de forma anônima. Porque acaba que, às vezes, a gente não tem e as coisas vão seguindo. Tem muita coisa pra eu tirar dali, e acho que o que mais me acalma é que ninguém ali falou da Maria Luísa pessoal, sabe? Falou muito sobre profissional”, ressaltou.

Álvaro Xaro também reagiu aos comentários que recebeu sobre o atraso na entrega de alguns trabalhos. “Questão de data, em 2024, realmente eu fui terrível. É verdade, essa pessoa comentou certo. Acabou que vocês gostaram muito das minhas publis, vieram muitas marcas e eu achei que daria conta de tudo. Porque vem tudo aqui dessa cabecinha”, admitiu o influenciador.

Leia mais: Influenciadores quebram o silêncio após críticas na “planilha secreta”: ‘É verdade’