Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Saiba tudo!

Autor encarou desafio de Boni para encerrar novela com ibope alto há 47 anos

Na reta final da trama, o autor decidiu apelar para a atriz mais comentada da novela para conseguir bater meta de audiência estabelecida por Boni

Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin
por Bárbara Aguiar, sob a supervisão de Arthur Pazin
[email protected]

Publicado em 13/09/2024, às 15h48 - Atualizado às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As atrizes Bruna Lombardi e Ana Maria Braga em cena da novela Sem Lenço, Sem Documento - Reprodução/Globo
As atrizes Bruna Lombardi e Ana Maria Braga em cena da novela Sem Lenço, Sem Documento - Reprodução/Globo

Em 13 de setembro de 1977, há 47 anos, Sem Lenço, Sem Documento estreava como nova novela das sete da Globo. Foi a segunda trama de MárioPrata depois do sucesso Estúpido Cupido (1976-1977), mas o enredo recheado de histórias paralelas que unia dramas domésticos com clima intelectual fez a obra cair no desgosto do público e o autor encarou desafio de Boni, figurão da emissora, para encerrar a novela com ibope alto.

O jornalista Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, resgatou uma entrevista de Prata dada ao jornal O Estado de São Paulo em 1999. Na ocasião, ele falava sobre seu livro Minhas Mulheres e Meus Homens, mas acabou revelando o desafio que Boni lhe propôs:

"Quando faltavam [para escrever] vinte capítulos, o Boni me chama e diz: 'Seguinte, a novela tá dando 65, em média. Quero que a média desses vinte capítulos que faltam seja 75. Pra passar a bola pro Cassiano (que estava escrevendo a próxima) lá em cima. Se você conseguir isso, te dou o que você quiser. O que você quer? Pode pedir. Terminar com 75", contou.

Mário, então, disse que gostaria de "duas passagens ida e volta para Tóquio. Ida por Paris, volta por São Francisco e, além da passagem e do hotel, uma boa grana pra gastar". O diretor de programação da Globo anotou tudo no papel e o autor voltou para a casa pensando em como fazer a novela alavancar na reta final.

A solução encontrada foi apelar para Bruna Lombardi: "A atriz mais amada e mais odiada da novela era a Bruna Lombardi. A coisa tinha de ser por ali. Dei um tiro no peito da Bruna, que virou capa da Amiga", disse ao jornal.

A decisão foi certeira e, como ele conta, Boni telefonou entusiasmado para anunciar que o Ibope subiu 15 pontos. Na ligação, o diretor questionou se a personagem de Bruna ficaria no "morre-não-morre" até o fim, e Mário disse que não, pois "não sabia enrolar". Sem pestanejar, Boni afirmou que ele não iria conhecer Tóquio tão cedo. "Vinte e um anos depois, ainda não fui a Tóquio!", brincou na época.

Assim, mesmo com os esforços para tornar a novela atrativa para o público, Sem Lenço, Sem Documento não teve boa repercussão e foi encurtada, acabando com 149 capítulos.