Novela da Globo que ganhou Emmy ficou marcada como último trabalho de Flávio Migliaccio, ator veterano que morreu aos 85 anos
Publicado em 01/04/2025, às 07h30
Em 2 de abril de 2019, há 6 anos, a Globo estreava Órfãos da Terra como sua nova novela das seis. Sucesso entre público e crítica, a trama ganhou um Emmy e teve o veterano Flávio Migliacciopremiado como Melhor Ator pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). O folhetim ficou marcado pela morte do ator, que cometeu suicídio sete meses após o fim da trama.
A trama das seis, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, contava a história de refugiados e seus desafios para recomeçar a vida em um novo país. O jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, destaca que as atuações memoráveis e narrativa envolvente elevaram a obra a um grande sucesso — que chegou a ser premiada com o Emmy Internacional, consolidando-se como um dos grandes sucessos da emissora na década.
Entre os destaques do elenco, estava o veterano Flávio Migliaccio, que interpretou Mamede Aud, um imigrante árabe que carregava consigo a rigidez de sua cultura, mas também um coração generoso. O personagem, segundo Xavier, conquistou o público com sua profundidade e carisma, garantindo ao ator o prêmio de Melhor Ator de Televisão pela APCA.
Sete meses após o fim de Órfãos da Terra, em 4 de maio de 2020, o Brasil foi surpreendido com a triste notícia da morte de Flávio Migliaccio. Aos 85 anos, o ator foi encontrado sem vida em seu sítio, em Rio Bonito, Rio de Janeiro, vítima de um suicídio.
O Teledramaturgia relembra que sua partida deixou um vazio na cultura brasileira, principalmente pelo legado de personagens icônicos e pelo amor que nutria pelo ofício de atuar: Migliaccio teve uma carreira longa e brilhante, marcada por papéis memoráveis, como o mecânico Xerife, em Shazan, Xerife & Cia. (1972) e o carismático Seu Chalita, de Tapas & Beijos (2011-2015).
Com uma carreira de décadas e personagens marcantes, Flávio Migliaccio se despediu da televisão em um trabalho grandioso. Órfãos da Terra se tornou um dos maiores sucessos do horário das seis e conseguiu manter uma audiência consistente, alcançando uma média final de quase 22 pontos no Ibope da Grande São Paulo.
Leia também: Vale Tudo: saiba qual foi a audiência do primeiro capítulo do remake da novela