Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Em 2019

Novela da Globo estreou há seis anos e ficou marcada por morte de ator após final da trama

Novela da Globo que ganhou Emmy ficou marcada como último trabalho de Flávio Migliaccio, ator veterano que morreu aos 85 anos

Cena de Órfãos da Terra - Reprodução/Globo
Cena de Órfãos da Terra - Reprodução/Globo

Em 2 de abril de 2019, há 6 anos, a Globo estreava Órfãos da Terra como sua nova novela das seis. Sucesso entre público e crítica, a trama ganhou um Emmy e teve o veterano Flávio Migliacciopremiado como Melhor Ator pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). O folhetim ficou marcado pela morte do ator, que cometeu suicídio sete meses após o fim da trama. 

Elenco de destaque

A trama das seis, escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, contava a história de refugiados e seus desafios para recomeçar a vida em um novo país. O jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, destaca que as atuações memoráveis e narrativa envolvente elevaram a obra a um grande sucesso — que chegou a ser premiada com o Emmy Internacional, consolidando-se como um dos grandes sucessos da emissora na década.

Entre os destaques do elenco, estava o veterano Flávio Migliaccio, que interpretou Mamede Aud, um imigrante árabe que carregava consigo a rigidez de sua cultura, mas também um coração generoso. O personagem, segundo Xavier, conquistou o público com sua profundidade e carisma, garantindo ao ator o prêmio de Melhor Ator de Televisão pela APCA. 

Despedida inesperada

Sete meses após o fim de Órfãos da Terra, em 4 de maio de 2020, o Brasil foi surpreendido com a triste notícia da morte de Flávio Migliaccio. Aos 85 anos, o ator foi encontrado sem vida em seu sítio, em Rio Bonito, Rio de Janeiro, vítima de um suicídio.

O Teledramaturgia relembra que sua partida deixou um vazio na cultura brasileira, principalmente pelo legado de personagens icônicos e pelo amor que nutria pelo ofício de atuar: Migliaccio teve uma carreira longa e brilhante, marcada por papéis memoráveis, como o mecânico Xerife, em Shazan, Xerife & Cia. (1972) e o carismático Seu Chalita, de Tapas & Beijos (2011-2015).

Com uma carreira de décadas e personagens marcantes, Flávio Migliaccio se despediu da televisão em um trabalho grandioso. Órfãos da Terra se tornou um dos maiores sucessos do horário das seis e conseguiu manter uma audiência consistente, alcançando uma média final de quase 22 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

Leia também: Vale Tudo: saiba qual foi a audiência do primeiro capítulo do remake da novela