De mal a pior, Netflix veta Karla Sofía Gascón de seu pacote de investimentos e a retira de eventos e divulgações do filme Emilia Pérez
Publicado em 05/02/2025, às 13h48 - Atualizado às 13h49
Se a situação de Karla Sofía Gascón era ruim, agora azedou de vez: a atriz de Emilia Pérez foi renegada pela própria Netflix na campanha do filme que protagoniza e, secretamente, alguns votantes do Oscar já disseram que não têm interesse em dar o prêmio de Melhor Atriz para ela por conta de suas polêmicas com xenofobia e racismo. Além disso, Karla está cortada da lista de orçamentos para a segunda parte da campanha da premiação.
Após o exposed e acusações contra Fernanda Torres, a Variety noticiou que Gascón arruinou a campanha do Oscar da Netflix: os novos folhetos digitais e material de imprensa cortam ela completamente. O veículo aponta como inconsistente a campanha, já que Karla é a estrela principal e, agora, trabalha com as estrelas secundárias para salvar um Oscar das 13 indicações do longa.
Para além do material, após Sofía dar uma entrevista à CNN sem a autorização da gigante dos streamings, ela foi cortada do orçamento de divulgação da produção. Ou seja: se Karla quiser aparecer, se vestir, viajar e tudo mais, será por conta própria. A Netflix não arcará com um centavo que a atriz venha a gastar na segunda etapa, e crucial, para a divulgação dos indicados ao Oscar.
So Netflix is now trying to erase Karla Sofía Gascón -- the titular role!!! -- from the Emilia Pérez campaign as though nothing ever happened and using her as a scapegoat to distract from all the other valid criticism directed at the movie. Give this trash 0 Oscars, I'm begging!! pic.twitter.com/ogzdUizML8
— Awards Fan and Emilia Pérez Hater (@AwardsNerd) February 4, 2025
Para esta nova etapa intensiva, alguns prêmios de extrema relevância são peças-chave para elevar o filme aos olhares dos votantes. Um destes é o Santa Barbara Internation Film Festival, na Califórnia. Por lá, Fernanda Torres será homenageada e terá a oportunidade de elevar ainda mais a imagem de Ainda Estou Aqui. Karla, no entanto, pode não comparecer ao evento, devido aos cortes da Netflix. Torres ainda receberá o Virtuoso Awards, uma honraria do festival por sua performance.
O Prêmios Goya, considerado o Oscar espanhol, acontece no sábado (8). Espanhola, Karla Sofía está indicada e não será convidada para a premiação, segundo Álex Álvarez, jornalista do TardeAr em exibição pela rede espanhola Telecinco. O fofoqueiro também apontou que o próprio produtor do filme escolhe quem será indicado. Neste caso, supostamente os próprios produtores de Emilia Pérez barraram o convite.
Em outro trecho da reportagem da Variety, alguns votantes do Oscar disseram, sob anonimato, que isto afeta diretamente o filme e a atriz durante o período de votação. Um destes afirmou que o pedido vago de desculpas somado às suas polêmicas afetaram a sua imagem para ele e alguns membros da academia.
Outro veterano já pensou diferente e disse que vai julgar o filme sob seus méritos e não sob a ótica do cancelamento da atriz. Um terceiro previu da seguinte maneira: “Acho que vai ter um grande efeito negativo. Deixou um gosto amargo. Todos podem ter uma opinião, mas não quero viver num mundo em que uma racista ganha um grande prêmio. Eu iria votar nela, mas, agora, não consigo.”
Além do Santa Barbara Festival, existem outras paradas: Critics Choice Award, Directors Guild Of America Awards, Producers Guild Of America Awards. Acontece que, caso Gascón resolva aparecer, é por conta própria. Seu cachê foi de 100 mil euros. A Variety ressalta que todos os gastos estão sob o comando dela. Ou seja: caso chegue um convite, Karla poderá comparecer, mas gastando do próprio bolso.
Vale ressaltar que, de qualquer modo, Gascón fez história ao se tornar a primeira mulher trans a ser indicada na categoria de Melhor Atriz. Uma das preocupações da Netflix em trazer ela para os eventos são as entrevistas e declarações polêmicas que ela pode soltar para tentar se defender e piorar, ainda mais, sua situação.
*Texto de Murilo Rocha
Murilo Rocha é estudante de Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Siga o Murilo nas redes sociais: @eumuriloorocha