Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / 15 CURIOSIDADES

Quem é Roberto Birindelli? Conheça ator uruguaio que já fez diversas novelas no Brasil

Em entrevista à Contigo! Digital, o ator Roberto Birindelli abre o baú de memórias e se emociona com as experiências que viveu ao redor do mundo.

Daniel Palomares Publicado em 07/03/2024, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roberto Birindelli tem uma ligação impressionante com integrantes do Engenheiros do Havaí - FOTOS: VINÍCIUS MOCHIZUKI
Roberto Birindelli tem uma ligação impressionante com integrantes do Engenheiros do Havaí - FOTOS: VINÍCIUS MOCHIZUKI

Destaque em diversas novelas da TV Globo e Record, o ator Roberto Birindelli tem uma história de vida que poucos conhecem. Em bate-papo com a Contigo! Digital, o artista, que nasceu em Montevidéu, no Uruguai, revelou 15 curiosidades marcantes de sua vida, como sua ligação com integrantes do Engenheiros do Havaí.

1 - “Comecei a trabalhar com teatro e mímica com um colega da faculdade de Arquitetura. A minha turma formou poucos arquitetos. Teve atores, mímicos, bailarinos, paisagistas, e meus colegas Humberto, Pitz e Maltz formaram Os Engenheiros do Havaí.”

2 - “Sou formado em Arquitetura e Urbanismo, e em Artes Cênicas. Dei aula na Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS por dois anos e dei workshops e oficinas de teatro em 180 cidades brasileiras ao longo de 15 anos. Para um gringo, conheço bem esta terra!”

3 - “Trabalhei com meu pai, numa minifábrica desde os 9 anos. Já no Brasil, tive empresas, entre as quais uma de implantes de silicone e outra de equipamentos de proteção individual. Fiz palestras em mais de 500 empresas sobre segurança e saúde no trabalho.”

4 - “Fui estudar teatro e trabalhei como ator na Itália, Dinamarca, França e Inglaterra. Entendi o papel do estrangeiro numa sociedade. Através do meu ator me entendo como pessoa e entendo o mundo.”

5 - “Em 1992, estreei uma peça de Dario Fo, Il Primo Miracolo. Apresentei e rodei por vários países com esse espetáculo por 21 anos. Quero remontar essa peça em algum momento.”

6 - “Elaborei e patenteei um Sistema de Mobilidade Urbana para reduzir engarrafamentos nas metrópoles. Mostrei o projeto numa conferência na Rio+20.”

7 - “Morei muitos anos em Porto Alegre, onde aprendi a gostar de vinhos e assar churrascos. Faço há vários anos saraus em minha casa, onde junto os amigos de várias tribos para apreciar boa música, vinhos e aquela picanha.”

8 - “Em 2020, fui nomeado embaixador da marca Uruguay Natural. Levo pelo mundo a cultura uruguaia, a arte, sua maneira de viver, suas peculiaridades.”

9 - “Nasci em Montevidéu. A primeira vez que ouvi falar em português foi num programa de TV. Os Secos e Molhados cantavam Que Fim Levaram Todas as Flores. Na época não imaginava que um dia poderia acabar morando no Brasil, mas me veio muito forte a sensação: aí pode ter felicidade. E tinha!”

Leia também: Ator de Fuzuê faz balanço de estreia na TV e confessa desejo: 'Acho possível'

10 - “Tenho um filho de 24 anos, grande parceiro e a pessoa que eu mais escuto no mundo.”

11 - “Aos 5 anos, em Montevidéu, minha mãe me trazia da escola. Na esquina de casa, vi um senhor bem velho chorando sozinho e travei. Aquilo não podia ser. Soltei da mão de minha mãe, parei na frente do senhor e decidi que só sairia dali quando ele estivesse rindo. Minha mãe me puxando, e eu fazendo gracinhas. Só parei depois de um grande sorriso. Continuo fazendo exatamente isso... Aquela esquina é minha matriz, minha cicatriz e meu amuleto.”

12 - “Fui casado de papel passado, e separado três vezes. Com a mesma pessoa.”

13 - “Meus avôs quase mataram um ao outro na Primeira Guerra Mundial. Se deram conta disso quando meu pai foi pedir minha mãe em casamento e eles se reconheceram.”

14 - “A partir de 2007, me dediquei unicamente à carreira de ator e vim para o Rio em 2009.”

15 - “Minhas primeiras paixões de adolescente: a Mulher Gato, do Batman, e Rita Cadillac. A heroína não cheguei a conhecer, mas contei essa história pra Rita anos depois, e nós rimos muito disso!”